O que acha de morar perto do trabalho?  Faça uma pesquisa rápida com amigos e familiares que moram em capitais ou grandes centros urbanos, pergunte qual o maior problema que eles têm no trabalho. Com certeza muitos vão dizer: a ida e a volta, o trânsito, a demora no transporte público.  

Pois é, muita gente leva horas para chegar ao serviço. Pensando nisso, as construtoras têm investido em apartamentos próximos de estações do metrô e em bairros comerciais. Afinal, nada melhor do que morar do lado do trabalho.

Veja abaixo 6 motivos para morar perto do trabalho

1 – Locomoção 

Chegar rápido ao escritório é o sonho de quem vive nos grandes centros urbanos. Por isso, morar do lado do trabalho faz toda a diferença por não depender de transporte público ou ficar parado no trânsito.

“As pessoas preferem morar ao lado do trabalho pois é onde passam a maior parte de seu tempo. No mínimo, cinco dias por semana, duas vezes por dia, percorrem o mesmo trajeto”, pondera Ítalo Cardinali Filho, diretor da Imobiliária Cardinali, em São Carlos (SP).

morar perto do trabalho
Morar perto do trabalho pode reduzir significamente o tempo no trânsito, principalmente nas grandes capitais. (Foto: Shutterstock)

  2 – Economia 

Você já fez as contas de quanto gasta todos os dias com transporte para ir e voltar do trabalho? Some passagens de ônibus, o metrô, o aplicativo de transporte por celular… Ah, vai com seu carro? Então os custos podem ser ainda maiores. Só o valor do combustível já é uma nota, mas ainda tem toda a manutenção do veículo. No final das contas, será que não vale mais alugar um apartamento para morar do lado do trabalho? 

  3 – Tempo 

A mesma conta que se faz com dinheiro pode-se fazer com o tempo perdido. Duas horas de casa ao trabalho são menos quatro horas no dia, 20 horas na semana, 80 no mês. Quanta coisa poderia estar fazendo de bom com esse tempo se morasse do lado do trabalho?

“Vale a pena. Além do trabalho, os bairros hoje têm mais opções, com tudo próximo. E o próprio empreendimento, muitas vezes, já possui opções que acabam sendo a extensão do apartamento”, diz Danielle Santos, diretora da Imobiliária Lopes Marfim, em Santos (SP).  

  4 – 100% Qualidade de vida ao morar perto do trabalho 

Com certeza, melhora. Quanto menos tempo no trânsito, menos estresse no dia a dia. A longo prazo, ter uma vida mais regrada entre trabalho e lazer torna a pessoa mais saudável.

“Com o tempo a menos gasto com a locomoção, pode-se investir mais em saúde, como atividades ao ar livre ou academia, refletindo imediatamente na qualidade de vida”, opina André Luiz Dy Maurício Ayres, diretor da Roda Imóveis. 

morar perto do trabalho
Com mais tempo livre, é possível praticar algum tipo de atividade física (Foto: Shutterstock)

  5 – Meio Ambiente 

Faça por você, mas ajude o mundo. Ao deixar o carro em casa estará colaborando com o meio ambiente. A fumaça que sai dos escapamentos é uma das maiores fontes de poluição do ar nas capitais. E deixar de pegar ônibus também é um desestímulo a esse transporte poluidor.  

 6 – Tendência ao morar perto do trabalho

Sim, está na moda. Morar do lado do trabalho, em apartamentos menores, chamados de dormitórios.

“O mercado vem mudando para esse novo padrão. Já existem projetos em que há um conjunto de prédios com escritórios e residências. Vale lembrar que esses novos conjuntos investem muito na área útil, como academia, piscina e área de lazer, compensando um pouco a falta de espaço do imóvel”, explica Maurício Ayres.

CONTEÚDO ORIGINAL