Aos poucos, trocamos calculadora, lista telefônica, agenda, mapas, despertador, lanterna, telefone fixo, bloco de notas, câmera fotográfica e gravador de voz por um único aparelho: os imprescindíveis smartphones. A pesquisa chamada Global Mobile Consumer Survey, conduzida pela consultoria Deloitte, contabilizou que os brasileiros desbloqueiam os celulares, em média, 78 vezes por dia e que a maioria acessa o aparelho nos primeiros 5 minutos do dia. Isso se deve à quantidade de funcionalidades que os celulares acumulam, inclusive oferecendo facilidades para quem precisa de uma mãozinha dentro de casa.

Alguns aplicativos são feitos para quem quer reformar ou mudar a decoração. Outros facilitam a vida de quem quer aprender a cozinhar. Há ainda os que auxiliam os mais desorganizados ou que ajudam as pessoas que dividem um imóvel a separar as tarefas e contas. “Estamos atentos às demandas dos clientes que, cada vez mais, não têm tempo de ir às lojas para fazer uma compra. Por isso, a Etna disponibilizou o sistema de realidade aumentada a fim de gerar mais interatividade entre o cliente e os produtos. O sistema exclusivo projeta o holograma com a câmera do celular”, comenta Daniela Maia, Diretora Executiva da Etna.

A realidade aumentada permite que os itens desejados sejam projetados e visualizados nos espaços antes da compra/ Foto: iStock

Mobly

Pelo aplicativo é possível buscar referências de móveis ou objetos decorativos de sua preferência, salvar a imagem ou tirar uma foto na hora e, a partir daí, localizar produtos similares no catálogo da Mobly, pesquisando por imagem. Isso é possível graças à aplicação de inteligência artificial, que utiliza uma base de dados volumosa para captar os produtos da imagem e fazer a sugestão de móveis com características semelhantes. A realidade aumentada é outro diferencial, pois permite que os itens desejados sejam projetados e visualizados nos espaços antes da compra.

Etna

No caso da ferramenta de realidade aumentada da Etna, não é necessário baixar um aplicativo. Trata-se de um sistema onde acontece a projeção dos produtos em um ambiente real, mas tudo acontece direto no browser, acessado de um tablet ou um smartphone.

Planejador de Quarto – Decoração de interiores

Tire inspiração de layouts predefinidos para quarto, banheiro, sala de estar, etc. Com o aplicativo é possível visualizar a casa dos seus sonhos e mobiliar seu espaço, inclusive, com móveis de marcas famosas, alterar as paredes, o formato dos móveis e compartilhar suas ideias de design de interiores.

Homestyler Interior Design

Com este aplicativo é possível tira uma foto do ambiente e adicionar modelos tridimensionais nele, decorando sua casa virtualmente. Assim você tem uma ideia clara de quais móveis combinam ou que tipo de tapete utilizar. Para incrementar a experiência, a ferramenta oferece um bom fluxo de imagens, artigos e tutoriais bem interessantes para inspirar você.

Houzz

A ferramenta apresenta mais de 6 milhões de fotos em alta resolução para inspirar a decoração do seu lar. Além de navegar pelas imagens, você pode salvar as favoritas em seu dispositivo para acessá-las posteriormente, inclusive off-line. O app oferece ainda dicas de produtos selecionados por especialistas.

MagicPlan

Esqueça as trenas, porque essa ferramenta consegue tirar as medidas dos cômodos e montar uma planta virtual da casa apenas com a ajuda da câmera do celular. Ela também faz cálculos de custos do projeto. Alguns recursos são limitados na versão gratuita, mas ainda assim é possível realizar inúmeras tarefas para uso doméstico, ou seja, não profissional.

Coral Visualizer

Cansou da cor da parede da sua casa, mas ainda não conseguiu decidir por qual tonalidade trocar? A fabricante de tintas Coral possui alguns aplicativos que ajudam você na hora de decorar sua casa. O mais completo deles é o Visualizar: basta mirar a câmera do celular para uma parede e ver como ela ficaria pintada de outras cores. O app usa a realidade aumentada para você simular mudanças em seus ambientes, algo essencial para não errar na hora de escolher uma tinta. Além disso, você visualiza os dados exatos da cor e pode se dirigir a uma loja para adquiri-la, tudo prático e sem erro.

Suvinil Cores

A marca Suvinil também oferece um aplicativo semelhante ao da concorrente. Você tira uma foto e descobre o nome da tinta referente àquela cor. Ou seja, quando você encontra a tonalidade certa, mas não sabe como pedir ao vendedor, basta usar o app. Também é possível visualizar dicas e tutoriais sobre como fazer efeitos decorativos e pintar melhor suas paredes, além de uma calculadora para você medir a quantidade de tinta necessária para evitar o desperdício.

iHandy Level

O iHandy Level é um medidor de nível para verificar rapidamente se uma superfície ou um quadro pendurado na parede estão nivelados. Basta abrir o aplicativo, posicionar seu celular sobre a superfície e aguardar alguns instantes para ver se está tudo certo.

Tarefas domésticas: planejador e lembrete

Com este aplicativo é possível organizar as tarefas e agendas de compromissos. Ótimo para quem tem muitos afazeres no dia a dia, mas acaba esquecendo de alguns deles. Ele também possibilita fazer uma lista de compras. E ainda tem uma ferramenta que permite compartilhar as informações com os familiares.

Tasty

Você até gosta de cozinhar, mas não tem muita habilidade? Com esse aplicativo é possível ter acesso a centenas de receitas. Você vai cozinhar para a família no almoço de domingo ou receber os amigos em casa com petiscos ou até mesmo elaborar uma receita mais leve sem o maior problema. O app oferece todo tipo de cardápio, desde bolos, saladas, carnes, risotos, massas, pães, sopas, sobremesas e muito mais.

Minhas finanças

Chega de dificuldades para organizar a vida financeira. Este aplicativo vai monitorar os gastos e controlar onde e como o dinheiro foi gasto. Ele possibilita cadastrar os gastos e recebimentos e ainda gera relatórios. E se você tem um sonho que custa caro, o app tem uma ferramenta chamada “Reservas” que ajuda no planejamento financeiro para economizar e alcançar o objetivo desejado.

Sortly

Se você é daqueles que não sabe aonde guardou os objetos dentro de casa, este é o aplicativo que você precisa. A ferramenta ajuda na organização de diferentes espaços da casa, determina as categorias, como armário ou despensa, e lista os itens que estão guardados em cada lugar com fotos. Mas só existe versão em inglês.

RoomMate

Este aplicativo é ideal para quem divide o imóvel, mas não tem tempo ou habilidade para organizar a vida em grupo. Ele tem várias funções, como uma lista de compras, uma aba relacionada à limpeza e outra que diz respeito às contas. Ele é capaz de mostrar os produtos que têm em estoque ou os que estão em falta, se as contas estão pagas ou se as tarefas de limpeza foram realizadas. Em cada compra ou conta é permitido colocar o valor gasto e, ao final, o app divide o valor entre todos do grupo.

 

CONTEÚDO ORIGINAL